sábado, 18 de agosto de 2012

O Show de Truman


O SHOW DE TRUMAN (The Truman Show, 1998, 103 min)
Produção: Estados Unidos
Direção: Peter Weir
Roteiro: Andrew Niccol
Elenco: Jim Carrey, Laura Linney, Ed Harris, Noah Emerich, Natascha McElhone, Holland Taylor, Brian Delate, Peter Krause, Judy Clayton.

Desde a queda do feudalismo, implantou-se um sistema de propriedades privadas e trabalho que visava fins lucrativos, resultando em investimento maciço nos meios de produções com a intenção de colher uma grande quantia de capital. Atualmente, as discussões que correlacionam o capitalismo e a ética têm aumentado, principalmente com a influência midiática, que transforma tudo em programa de TV, como, por exemplo, é o caso do reality show Big Brother, que recentemente, na sua edição brasileira, apresentou um suposto caso de estupro e, conseqüentemente, uma polêmica intensa e vultosa financeiramente.

Cito esse reality show em específico por causa de sua estrutura. “O Show de Truman”, filme de 1998, dirigido por Peter Weir, retrata a vivência cotidiana, mas numa proporção bem maior que o BBB e mais ultrajante para o seu protagonista. Truman Burbank é um homem na faixa dos trinta anos, casado com uma mulher que ele verdadeiramente ama e com amigos que são muito próximos – a seu ver, ele é apenas um homem como qualquer outro, sem nenhum atrativo. Foge ao seu conhecimento, porém, que toda a sua vida é um programa de TV e ele a vive sem saber que tudo nela, desde sua esposa até sua casa e seu trabalho, são na verdade parte de um roteiro que é comandado com mãos de ferro por um produtor e editor que alavancam muito dinheiro com a exibição da vida desse homem inocente.

O roteiro de Andrew Niccol é bastante polêmico e parte do interesse do filme se dá pelo questionamento sempre recorrente nessa história, percorrendo vários conceitos – como a ética - cujas definições são essenciais para a compreensão da tragicomédia apresentada aqui, sobre a qual, vale comentar, está repleta de referência a nomes de atores famosos, como os nomes dos personagens Meryl e Marlon, e a praça Lancaster. A Academia se rendeu à direção e ao roteiro e, dentre as atuações, julgou a de Ed Harris como a mais apropriada para uma indicação, concedendo, assim, 3 indicações ao filme.

INDICAÇÕES:
1. Melhor Diretor: Peter Weir
2. Melhor Ator Coadjuvante: Ed Harris
3. Melhor Roteiro Original: Andrew Niccol

por Luís Adriano de Lima

2 comentários:

Hugo disse...

Ótimo filme produzido numa época em que os reality shows ainda estavam começando a pipocar na tela.

Grandes atuações de Jim Carrey e Ed Harris, além de ser outro ótimo trabalho do australiano Peter Weir.

Abraço

J. BRUNO disse...

Este é, ao lado de "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", um dos meus filmes favoritos com o Jim Carrey. Gosto muito do roteiro e o considero um excelente objeto de estudo para abordagem de temos como influência midiática, liberdade e persuasão. Sem dúvidas é um filmaço!