sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Um Plano Simples


UM PLANO SIMPLES (A Simple Plan, 1998, 121 min)
Produção: Estados Unidos / França / Reino Unido / Alemanha / Japão
Diretor: Sam Raimi
Roteiro: Scott B. Smith
Elenco: Bill Paxton, Bridget Fonda, Billy Bob Thorton, Brent Briscoe, Jack Walsh, Becky Ann Baker.

Um avião caído no meio de uma reserva florestal, uma bolsa com 4,5 milhões de dólares e três personagens enclausurados numa vida interiorana sem grandes expectativas para o futuro senão continuar ali, vivendo pacatamente. O título do filme alude àquilo que é mais objetivo no filme: o plano aparentemente simples que os personagens traçam a fim de ficar com o dinheiro e poder mudar de rumo.

A trama é, grosso modo, uma apresentação murphiana e, logo, bastante irônica acerca da história de Hank, Jacob e Lou. O seu plano de salvação – ascensão de uma vida ordinária para algo engrandecedor – é, na verdade, o princípio da decadência física e psicológica de cada um. Jacob, irmão de Hank, não consegue guardar segredo e seu retardo mental sempre coloca a situação dos personagens em risco iminente; Lou, apesar de ter concordado com as regras impostas por Hank, não pretende esperar até o fim do inverno (quando a neve derreterá e o avião será descoberto, podendo haver alguém para reclamar o sumiço do dinheiro) para recolher sua parte; Hank, por sua vez, se descobre numa cilada, já que tanto seu irmão como seu amigo aparentemente são incapazes de levar o plano adiante.

A trama de fim quase shakespeariano e de caráter niilista é baseada no romance de Scott B. Smith, autor que ficou também responsável pela adaptação da obra literária, transformando-a nesse roteiro nominado. A narrativa, apesar de focado no constante suspense de o plano dar certo ou não, também apresenta conflitos familiares bastante nítidos, sobretudo em relação aos personagens principais, Hank e Jacob. Mais do que isso, o filme apresenta uma excelente crítica aos julgamentos superficiais – numa passagem, Sarah (Bridget Fonda), esposa de Hank, afirma que ninguém desconfiaria que um cidadão tão exemplar como seu marido fosse capaz de fazer tudo o que fez; e ela tinha completa razão acerca disso, provando o quanto a sociedade é apenas um jogo de aparências e de crenças embasadas em suposições.

Bill Paxton, Bridget Fonda, Brent Briscoe e Billy Bob Thorton – este nominado pela sua atuação – integram o elenco desse filme criticamente aclamado, sobretudo pelo seu ritmo e pela sua atmosfera sempre tensa. Curioso é ver Sam Raimi na direção, já que o diretor normalmente se dedica a produções de terror de estética trash.

INDICAÇÕES:
1. Melhor Ator Coadjuvante: Billy Bob Thorton
2. Melhor Roteiro Adaptado: Scott Smith

por Luís Adriano de Lima

Nenhum comentário: