terça-feira, 11 de setembro de 2012

A Última Estação



A ÚLTIMA ESTAÇÃO (The Last Station, 2009, 112 min)
Produção: Alemanha / Rússia / Reino Unido
Direção: Michael Hoffman
Roteiro: Michael Hoffman
Elenco: James McAvoy, Helen Mirren, Christopher Plummer, Paul Giamatti, John Sessions, Kerry Condon, Patrick Kennedy, Anne-Marie Duff.

Tolstoi escreveu grandes obras como "Anna Karennina" (1873-1877) e "Guerra & Paz" (1865-1869). Tornou-se um mito, mesmo querendo o contrário. "A Última Estação" (2009) tenta destrinchar o mito, mas não é uma biografia sobre a descoberta e evolução de um escritor, e sim uma biografia sobre um ser humano preso à sua condição. Tolstoi, na fase mostrada dentro do filme, é um homem ciente do seu poder de persuasão. Nos é apresentado como um novo tipo de profeta (comparado até mesmo a Jesus Cristo em determinado momento) e tenta fazer bom uso desta situação. Cria um movimento que tenta empregar liberdade e amor, mas acaba entrando em contradição quando ele mesmo percebe que não tem o estilo de vida em que acredita. No mais, Tolstoi era só mais um, porém, com ideais diferentes.

O filme entra neste embate vivido por Tolstoi. Afinal, como pode um homem ir contra a religião quando ele mesmo cria a sua própria "religião"? Como pode um homem pregar liberdade quando cria mais e mais regras? Como pode um homem pregar amor quando nem isso há mais dentro de sua família? Criam para Tolstoi uma figura perfeita, mas ele mesmo, não chegava perto de ser um ícone, ou algo razoável para ser seguido (ou vangloriado). Essa base acaba sendo amplamente desenvolvida quando Valentin (James McAvoy) se depara com as falhas encontradas dentro daquilo o que ele acreditava. Perceber que Tolstoi não era perfeito acabou sendo uma decepção. Neste momento, Valentin percebe que, acreditar e ser os ideais criados por alguém é viver sem acreditar em si mesmo. Aliás, este é o tema mais recorrente dentro filme: mostrar que, apesar de tudo, acreditar em si mesmo ainda é o melhor caminho. O filme ainda tem como ponto alto as duas tramas paralelas envolvendo o romance: o romance puro e novo vivenciado pelo jovem casal, Valentin e Masha; e o romance maduro vivenciado pelo próprio Tolstoi e sua esposa.

O filme opta pela delicadeza, mas consegue não ser maçante ou surreal, muito pelo contrário. O filme foge dos clichês usuais do gênero. O roteiro ajuda neste fator já que é bem amarrado e não demonstra muitas falhas, mas é importante frisar que as atuações são o ponto alto do filme. Indicados ao Oscar de 2010, Christopher Plummer e Helen Mirren estão maravilhosos em seus respectivos papéis. Não sei ao certo, mas creio que ninguém poderia ter feito melhor no papel da Sophia do que a própria Helen Mirren. Talvez seja pelo papel já se forte, mas, Helen conseguiu realizar uma de suas melhores atuações. No ponto certo, Helen entregou uma composição sincera e realmente digna de sua indicação, assim como seu parceiro de cena, Plummer. "A Última Estação" é simples e singelo, mas que cativa por ser simpático e sem maiores pretensões.

INDICAÇÕES:
1. Melhor Atriz: Helen Mirren
2. Melhor Ator Coadjuvante: Christopher Plummer

por Alan Raspante

4 comentários:

disse...

Ainda não conhecia este filme sobre o grande Tolstoi. Obrigada pela dica! Helen Mirren e Christopher Plummer são excelentes atores, devem tornar o filme imperdível.
Abraços!

Madison disse...

Hi! Great site! I'm trying to find an email address to contact you on to ask if you would please consider adding a link to my website. I'd really appreciate if you could email me back.

Thanks and have a great day!

Serginho Tavares disse...

o absurdo foi indicar Christopher Plummer como ator secundário!

adoro este filme!

Adecio Moreira Jr. disse...

Uma pena esse filme me parecer ser tão esquecido. O considero uma jóia. E, como você bem aponta, foge bastante dos clichês do gênero.

Poses e Neuroses