segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Invictus



INVICTUS (idem, 2009, 134 min)
Produção: Estados Unidos
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Anthony Peckham
Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon, Julian Lewis Jones, Adjoa Andoh.

"Invictus" (2009) não esconde as suas pretensões. É um drama feito sob medida para premiações e convencional o bastante para conquistar os seus espectadores. Baseado em fatos reais, acompanhamos Nelson Mandela (Morgan Freeman) em sua difícil missão em reerguer a África do Sul após o fim do apartheid. Sabendo que precisa unir novamente toda a população, Mandela vê no esporte a grande saída de mestre. Sendo assim, acaba investindo a sua fé em um campeonato de rugby. Só tem um problema: a equipe do país não é muito boa, do mesmo modo que não é aceita por todo povo. Ou seja: Mandela já tinha um plano idealizado, mas colocá-lo em prática seria uma missão quase impossível, ainda mais que não se tem todo o apoio necessário.

Indo à contramão dos ideais daqueles que sofrerem no apartheid, Mandela, praticamente, se une ao time para alcançar a vitória. Seu objetivo acaba sendo o campeonato mundial, mesmo que pareça loucura apostar em algo tão vago, ainda mais quando há um país inteiro sedento por justiça. "Invictus", desta forma, ganha um tom mais otimista. Sabemos que estamos diante de um filme histórico, importante, mas, acima de tudo: otimista. Não digo isso pelo fato de ter esse tema como proposta, mas, Eastwood parece estar mais preocupado em passar uma mensagem de paz, do que fazer um filme sobre algo real. Todo o contexto ali criado leva para a mesma direção, "Invictus" ganha ares mais hollywoodianos e, no fim, acaba sendo o mais hollywoodiano possível. Por isso que acaba sendo convencional e até mesmo quadrado: "Invictus" até possui maiores pretensões, mas naufraga em quase todos os seus objetivos.

Claro que não era esperado um ótimo entretenimento, mas, "Invictus" não tem força para segurar o drama e nem cenas que suavizam todo o tema tratado. Eastwood se prende a discursos e faz do seu filme uma lição de moral politizada. Aborda razoavelmente a prisão de Mandela e peca por não tentar mostrar o outro lado da história. A direção é sutil, mas soa cansada demais para emocionar. O que realmente justifica o filme são as atuações, mesmo que, ainda sim, não sejam o grande trunfo do filme. Morgan Freeman faz uma boa composição, mas não tão boa para a tal indicação a Melhor Ator; Matt Damon (que também foi indicado, mas só que na categoria Melhor Ator Coadjuvante) está praticamente apático em cena e parece estar no piloto automático, mas isso é algo até discutível já que o seu personagem não possui um bom desenvolvimento. "Invictus" pode emocionar e até possui uma história interessante por trás, mas, Eastwood errou em quase todos os fatores, fazendo de "Invictus" um filme esquecível e, por diversos momentos, medíocre.

INDICAÇÕES:
1. Melhor Ator: Morgan Freeman
2. Melhor Ator Coadjuvante: Matt Damon

por Alan Raspante

Nenhum comentário: