quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

De Caso com a Máfia



DE CASO COM A MÁFIA (Married to the Mob, 1988, 104 min)
Produção: Estados Unidos
Direção: Jonathan Demme
Roteiro: Barry Strugatz e Mark R. Burns
Elenco: Michelle Pfeiffer, Matthew Modine, Dean Stockwell, Mercedes Ruhel, Alec Baldwin, Joan Cusack, Ellen Foley, Oliver Platt, Nancy Travis.

A Máfia é potencialmente um dos sistemas mais perigosos e pulsantes que existem. De origem italiana, esse “grupo” de homens poderosos e influentes é capaz de se infiltrar em todos os lugares e conseguir tudo aquilo que quer, desde propina até assassinatos bem executados que podem ou não ser identificados como queima de arquivo. Angela de Marco, protagonista de “De Caso com a Máfia” (1988), filme de Jonathan Demme, sabe quão poderosa a Máfia é e vive diariamente o incômodo e medo de sua proximidade com essa instituição – seu marido, Frankie de Marco, trabalha para Tony Russo, chefe da máfia americana; seu filho, Joey, por influência do pai, já não quer mais armas de brinquedos; suas amigas, esposas de mafiosos, vivem sempre o cotidiano estafante de quem sempre tem alguém como alvo para eliminação.

A chance de Angela finalmente chega quando seu marido Frankie é assassinado e ela pode, enfim, sair daquele bairro e ir para outro lugar, escondida de Tony, que agora a deseja, e se tornando anônima num lugar completamente diferente. Seus problemas, porém, só aumentam – e não apenas com a Máfia: o FBI suspeita que ela esteja envolvida no extermínio do seu esposo, Tony decide encontrá-la de qualquer jeito, Connie, esposa de Tony, suspeitosa de que Angela esteja tendo um caso com seu marido, decide perturbá-la. Como se vê, Angela parece não ter muitas chances de deixar o seu passado no passado.

O filme é uma comédia encabeçada por Michelle Pfeiffer, Matthew Modine, Dean Stockwell – que recebeu a única nominação para este filme – além de outros nomes como Mercedes Ruhel, como a maluca Connie, Joan Cusack e Alec Baldwin – estes dois últimos, aliás, também estão em “Uma Secretária de Futuro” (1988), de Mike Nichols, pelo qual Cusack foi indicada. Jonathan Demme não faz nada pretensioso aqui: a história de Angela é cômica e os acontecimentos que a cercam não tentam ser mais engraçados do que realmente são. Apesar do roteiro pouco engajado e um pouco cansativo, o filme tem seu verdadeiro ápice nas atuações, sobretudo pelo bom desempenho de Pfeiffer, adorável, e Stockwell, sendo que os dois foram os dois nomes desse filme que apareceram nas premiações relevantes em 1989, como o Globo de Ouro (no qual a atriz foi indicada) e no Oscar (em que ele foi indicado).

INDICAÇÃO:
- Melhor Ator Coadjuvante: Dean Stockwell

por Luís Adriano de Lima

Nenhum comentário: