segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O Peso de um Passado



O PESO DE UM PASSADO (Running on Empty, 1988, 116 min)
Produção: Estados Unidos
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Naomi Foner
Elenco: Christine Lathi, Judd Hirsch, River Phoenix, Martha Plimpton, Ed Crowley, Steven Hill, Jonas Abry.

Tanto o título em português – “O Peso de um Passado” – quanto o título original – traduzido: correndo no vazio – aludem bem à situação vivida pelos personagens desse filme de 1988 dirigido por Sidney Lumet. Annie Pope e Arthur Pope eram jovens ativistas antibelicistas que explodiram napalm num laboratório, resultando numa pessoa gravemente ferida e no FBI à sua procura, o que os obrigou a fugir e a continuar fugindo desde então, carregando consigo seus dois filhos, Danny e Harry, de 17 e 10 anos, respectivamente.

Os personagens desse filme não têm verdade em que se sustentar. Sabem apenas que constituem uma família, que são uns aliados dos outros e que o afeto que sentem uns pelos outros é tudo aquilo que possuem – nem mesmo seus nomes são verdadeiramente seus, uma vez que precisam trocá-los a cada nova fuga de uma cidade para outra a fim de não serem capturados pelo incidente acontecido há muitos anos. Para Annie e Arthur, os pais, fugir e viver sempre recomeçando – mesmo que nunca se efetive nenhum recomeço – é o único cheio; Harry, o filho mais novo, não se dá conta dos problemas que os circundam e até acha divertidas as tantas viagens que a família faz; mas Danny não consegue lidar com as suas vontades e as suas condições, que parecem sempre em oposição, ainda mais agora que se descobriu apaixonado por Lorna, filha do professor de música que lhe instruiu a seguir seus sonhos como musicista.

Apesar do romance que surge entre Danny e Lorna e apesar de vários momentos suaves e agradáveis do filme, o enredo se desenvolve muito bem num constante e amargo pesar – e não tinha como ser diferente: estamos, afinal, falando de personagens num grau intenso de “apatridarismo”, chegando inclusive a não poderem ser quem realmente são. A família se compõe pelo caçula brincalhão, pela mãe compreensiva, pelo pai irredutível e pelo filho rebelde e todos esses personagens são bem defendidos pelos atores, especial Christine Lahti, a mãe, e River Phoenix, intérprete de Danny, que é o verdadeiro protagonista da história, ainda que o ator tenha sido duvidosamente indicado na categoria Melhor Ator Coadjuvante. A somar, Martha Plimpton apresenta Lorna numa mistura de candura e desencanto, o que nos faz torcer pelo casal formado pelos jovens. “O Peso de um Passado” se trata de um filme pequeno, mas com grande potencial, o que faz com que valha a pena ser conferido.

INDICAÇÕES:
1. Melhor Ator Coadjuvante: River Phoenix
2. Melhor Roteiro Original: Naomi Foner

por Luís Adriano de Lima

Um comentário:

Serginho Tavares disse...

sempre me parece um filme com um imenso pesar dentro dele
e de fato é isto mesmo não é?