sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O Preço do Desafio



O PREÇO DO DESAFIO (Stand and Deliver, 1988, 103 min)
Produção: Estados Unidos
Direção: Ramón Menéndez
Roteiro: Ramón Menéndez e Tom Musca
Elenco: Edward James Olmos, Estelle Harris, Mark Phelan, Ingrid Oliu, Carmen Argenziano, Lou Diamond Phillips.

Jaime Escalante (Edward James Olmos) é um professor boliviano que é contratado para dar aulas em um colégio localizado em uma periferia praticamente latina. A classe no qual o professor dará aulas, claro, é uma das mais problemáticas do colégio. Sala essa em que encontramos os protótipos de personagens já encontrados em outros filmes. Claro que é importante salientar que o filme é baseado em fatos reais e lançado em 1988, porém, já para a época, "O Preço do Desafio" possui alguns clichês difíceis de engolir, mas isso nem acaba sendo o problema já que o filme consegue contornar esse clichê com outros caminhos. Aliás, o filme consegue surpreender em diversos fatores, mas acaba concentrando a sua força no roteiro enxuto (creio que seja o fato de ser baseado em fatos reais).

O filme nos apresenta um megalomaníaco que adora lecionar e que, por ventura, acaba pegando uma sala de aula virada de cabeça pra baixo. Ou seja: o que esperar de um filme que apresenta este panorama? Exatamente o mais óbvio, porém, mesmo que trilhe um roteiro fadado de situações clichês, "O Preço do Desafio" consegue ser realmente surpreendente por um simples fato: o filme não tenta dar um passo maior que a perna. O filme não chega a ser um dramalhão ou uma comédia e nem tenta sensibilizar o espectador com dramas insuportáveis. Indo à contramão, "O Preço do Desafio" acaba sendo uma ótima crítica sobre preconceito já que em determinado momento o roteiro muda totalmente o foco do filme. A história não acaba quando os personagens conseguem chegar ao topo, e sim quando os mesmos são barrados por chegaram tão rápido. Deste modo, o roteiro acaba salvando o filme do marasmo que á estava fadado.

Edward James Olmos foi indicado por sua atuação, mas acabou perdendo para a atuação de Dustin Hoffman pelo filme "Rain Man" (1988). Uma perda justa, pois Edward não possui uma atuação tão boa para ganhar o prêmio. Aliás, o fato do mesmo ser indicado já acaba sendo bom o bastante. Edward possui uma atuação plausível, mas bem limitada. O roteiro não deixou espaço para o ator fazer um trabalho melhor desenvolvido, tanto que o personagem em muitos momentos acaba sendo irritante. O filme também não desenvolve muito bem os personagens coadjuvantes e nem possui uma parte técnica digna de maiores considerações. O ponto alto é o roteiro e ponto final. Mesmo que tenha envelhecido mal com o tempo, "O Preço do Desafio", infelizmente, ainda possui uma lição de moral bastante atual.

INDICAÇÃO:
- Melhor Ator: Edward James Olmos

por Alan Raspante

2 comentários:

Hugo disse...

O filme tem como ponto positivo ter sido feito antes da grande onda de longas que colocam professores como heróis.

Antes dele os dois filmes mais conhecidos sobre o tema eram o clássico "Ao Mestre com Carinho" e o esquecido "Conrack" com Jon Voight.


Concordo que Dustin Hoffman venceu merecidamente o Oscar, mas isso não diminui a atuação de Olmos aqui, que por sinal já havia mostrado talento num pequeno papel em "Blade Runner".

Abraço

valcy faria disse...

Mais um filme na mesma linha, o professor parece que não pode ter vida normal, tendo que sacrificar sua vida, enquanto os dirigentes de nações mandam seus filhos para as melhores escolas, e depois querem ganhar prêmios as custas de heróis sacrificados. Até quando...