quinta-feira, 4 de abril de 2013

Moonrise Kingdom



Moonrise Kingdom (Moonrise Kingdom, 2012, 94 min)
Produção: Estados Unidos
Direção: Wes Anderson
Roteiro: Wes Anderson e Roman Coppola
Elenco: Bruce Willis, Edward Norton, Frances McDormand, Bill Murray, Tilda Swinton, Jared Gilman, Kara Hayward, Jason Schwartzman, Bob Balaban, Lucas Hedges

Texto publicado originalmente no site Cinéfila por Natureza em 22 de fevereiro de 2013.

Um dos diretores mais aclamados do cinema independente, a verdade é que Wes Anderson não faz filmes para o público em geral. Seus longas possuem características bem diferentes e são dados a um lado meio bizarro. É preciso abraçar o que é considerado incomum para poder apreciar o tipo de cinema que ele faz. Sua obra mais recente, “Moonrise Kingdom” (2012), é o seu filme mais diferente, especialmente porque é um longa mais ambicioso do ponto de vista visual. É a sua obra mais bem trabalhada, especialmente do ponto de vista técnico, e uma prova de que o cineasta norte-americano está buscando o amadurecimento como diretor.

O roteiro de “Moonrise Kingdom”, segunda colaboração entre Wes Anderson e Roman Coppola, enfoca a história de amor vivida entre um jovem casal: Sam (Jared Gilman) e Suzy (a expressiva Kara Hayward). Os dois possuem várias características em comum, como o fato de serem meio desajeitados e tímidos e de viverem às margens dos grupos aos quais pertencem. Além disso, ambos vêm de ambientes cheio de regras e bastante repressivos (Sam é escoteiro, enquanto Suzy tem pais muito autoritários).

“Moonrise Kingdom” acompanha, por boa parte dos seus 94 minutos de duração, a fuga de Sam e Suzy. O curioso é que eles não decidem fugir porque o amor deles é proibido. Pelo contrário, eles tentam escapar é da mediocridade das suas vidas, uma vez que o sentimento que os une acaba sendo o único lugar seguro que eles irão conhecer e é justamente nisso que eles irão se apoiar. O lado bizarro comum aos filmes de Wes Anderson, em “Moonrise Kingdom”, aparece quando todas as outras personagens do longa iniciam uma busca - que chega a ser desastrosa e desastrada, em vários momentos - pelo jovem casal.

Como já mencionamos, “Moonrise Kingdom” é o filme mais diferente dirigido por Wes Anderson. A obra se passa nos anos 60 e o que chama a atenção no decorrer do longa é o excelente trabalho de reconstituição de época, especialmente no que diz respeito à direção de arte, à fotografia e os figurinos. As locações parecem ter sido escolhidas a dedo pelos produtores. Porém, o que “Moonrise Kingdom” acaba tendo de mais positivo é a visão inocente e ingênua de uma relação amorosa que acredita, piamente, que nada de mal pode atingi-la. E esse é um ponto de vista que vai de encontro direto ao mundo cínico em que vivemos. Uma realidade que o próprio Wes Anderson era especialista em retratar, vide longas como “Três é Demais” (1998) e “Os Excêntricos Tenenbaums” (2001).

INDICAÇÃO:
- Melhor Roteiro Original: Roman Coppola e Wes Anderson

por Kamila Azevedo

Nenhum comentário: