sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Politicamente Incorreto


POLITICAMENTE INCORRETO (Bulworth, 1998, 108 min)
Produção: Estados Unidos
Diretor: Warren Beatty
Roteiro: Warren Beatty
Elenco: Warren Beatty, Halle Berry, Oliver Platt, Christine Baranski.

O que aconteceria se um político resolvesse, de uma hora para outra, falar a verdade? Somente verdades duras, sem meias-palavras e rodeios? Essa é ideia por trás de “Politicamente Incorreto” (1998), projeto do sempre inquieto ator-roteirista-diretor-produtor Warren Beatty, reconhecido anteriormente pelo Oscar com “Reds” (1981). O senador democrata Jay Bulworth (Beatty) não apenas fala, ele canta a verdade, no ritmo do rap e do hip-hop. Ao sofrer uma crise depressiva, o ligeiramente maluco Bulworth contrata um assassino para matar a si mesmo, após deixar uma grande apólice de seguro para a filha. Logo após, sai dizendo as coisas que os políticos geralmente não dizem, em eventos junto à comunidade negra, e na televisão, às vésperas da eleição. Suas tiradas alcançam uma repercussão inesperada, mas o assassino está no seu encalço.

“Politicamente Incorreto” é uma comédia, mas com um pano de fundo sério – as desigualdades raciais nos Estados Unidos e as distâncias que ainda separam brancos e negros. Encontrar o equilíbrio certo entre a comédia e o drama é muito difícil, e o filme não é inteiramente bem sucedido nesse aspecto. Beatty é divertido, mas o tom do filme é de uma verdadeira bagunça, alternando momentos sérios com uma comédia maluca prejudicada por alguns acontecimentos meio inverossímeis. O resto do elenco é irregular: Oliver Platt exagera como o secretário de Bulworth, empolgado além da conta pelos raps do patrão; e Halle Berry tem uma atuação meio apagada como Nina, personagem com segredos a esconder que se torna interesse romântico do protagonista. A subtrama do assassinato mais atrapalha que ajuda o filme, e o final abrupto deixa perguntas importantes no ar.

Bulworth diz algumas coisas muito pertinentes e verdadeiras, e esse interessante e desbocado personagem é o suficiente para fazer de “Politicamente Incorreto” um filme digno de atenção, embora apenas mediano, no final das contas. Mas o prestígio de Warren Beatty junto à Academia permaneceu forte – o filme conquistou uma indicação para o Oscar de Roteiro Original.

INDICAÇÃO:
- Melhor Roteiro Original: Warren Beatty e Jeremy Pikser

por Ivanildo Pereira

2 comentários:

Luís disse...

Fica evidente a indicação somente por queridismo, porque o trabalho feito aqui é do razoável para o insatisfatório. Aliás, o filme é um dos mais chatos a que já assisti.

J. BRUNO disse...

Ainda não o assisti, confesso que já nem me lembrava de sua sinopse, que eu cheguei a ler diversas vezes... Ótimo texto Amarildo!