segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Uma Dupla Desajustada



UMA DUPLA DESAJUSTADA (The Sunshine Boys, 1975, 111 min)
Produção: Estados Unidos
Direção: Herbert Ross
Roteiro: Neil Simon
Elenco: Walter Matthau, George Burns, Richard Benjamin, Carol Arthur.

Willy Clark e Al Lewis se odeiam, apesar de terem trabalhado juntos por mais de trinta anos e reconhecerem um no outro grandes qualidades artísticas. Sobre Lewis, Clark afirma que ele é “simplesmente o melhor”, porque “tem o timing para as piadas”, sabe contá-las “com o tom certo” e “seu humor é sempre certo” – no entanto, a admiração pelo colega não é o suficiente para fazer com que Clark queira trabalhar mais uma vez com ele. Hoje vivem reclusos, sem notoriedade, mas antes os dois compunham a famosa dupla dos Garotos Raios de Sol, em tradução livre. O teatro de vaudeville sempre foi o ganha-pão dos dois comediantes e, agora, quando ambos já se retiraram do cenário do entretenimento, Ben Clark, sobrinho de Willy, deseja reuni-los para um último show.

“Uma Dupla Desajustada” (1975), dirigido por Herbert Ross, aborda em sua maior parte a relação perturbada de Clark e Lewis – não apenas um com o outro, mas também a relação de ambos com Ben, sempre afoito por aproximá-los – e apresenta as constantes desavenças entre os idosos desbocados e irônicos que parecem não medir esforços para incomodar um ao outro. Enquanto Clark se encerra nas suas próprias crenças de que ele detém a verdade, Lewis o rebate a todo o momento com as suas ironias e seu sarcasmo, sendo essa dialética o grande elemento cômico do filme, justamente o que faz o espectador compreender com eficácia o gênero do filme e que ainda faz uso do narrar a comédia para justificar a própria comédia – falando sobre dois personagens cujas carreiras se construíram no humor, o filme usa o humor: eis a metalinguagem.

Walter Matthau talvez hoje seja conhecido da geração mais nova – ou, pelo menos, da minha geração, por ter interpretado o Sr. Wilson, personagem bastante icônico do desenho infantil Dannis the Menace, que acabou adaptado para o cinema em 1993. Quanto a George Burns, 24 anos mais velho que Matthau, sua única indicação e premiação aconteceram pela sua interpretação nessa fita, que mais soa como uma homenagem aos atores centrais do que um filme cuja intenção é acrescentar à arte. The Sunshine Boys também teve reconhecimento em outras categorias, mas seu único prêmio foi para Burns, que se sagrou à época de sua vitória como o ator mais velho já premiado, sendo superado em 1990 por Jessica Tandy e em 2012 por Christopher Plummer.

INDICAÇÕES (1 vitória):
1. Melhor Ator: Walter Matthau
2. Melhor Ator Coadjuvante: George Burns – venceu
3. Melhor Roteiro Adaptado: Neil Simon
4. Melhor Direção de Arte: Albert Brenner e Marvin March

por Luís Adriano de Lima

Nenhum comentário: